quarta-feira, 25 de abril de 2012

AFEGANISTÃO / PAQUISTÃO





AFEGANISTÃO


 País da Ásia Central, com fronteiras ao norte com o Turcomenistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e China; a leste e sul com o Paquistão e a oeste com o Irã. Seu nome deriva, na versão mais aceita historicamente, do sânscrito Avagana (nome dado pelo astrônomo hindu Varahamira, no Século VI da era Cristã) e do persa stan (país, terra). A ocupação da área onde hoje está o país afegão data de mais de 2500 anos. As próprias características de seu território foram se alterando ao longo do tempo: as planícies que circundam as muitas montanhas outrora foram férteis e verdejantes, adquirindo, ao longo do tempo, um aspecto árido e desértico que se vê atualmente.
Nas fontes históricas, aparece primitivamente como área ocupada, em tempos anteriores à dinastia persa dos Aquemênidas (por volta do Século VII a.C.). Com o Rei Ciro II da Pérsia, aquelas terras foram anexadas ao Império Persa até o tempo de Dario III, derrotado por Alexandre, o Grande, em 330 a.C. Com a retirada do conquistador macedônio, ficou ali um núcleo colonial que posteriormente se transformou em reino independente.
Em 128 a.C., exércitos dos Yüe-chih ocuparam a região, erigindo ali o império Kushan, que durou 800 anos. Nesta época, o Afeganistão teve importante papel na difusão do budismo para além das fronteiras da Índia, especialmente pelas caravanas que passavam por ali a caminho da China. Data desta época a construção de estátuas de Buda que só recentemente foram destruídas pelo Talibã.
A partir de então, a terra dos afegãos foi sucessivamente invadida por persas, hunos, turcos até a chegada de árabes islâmicos, no Século VIII, que determinaram a religião local predominante até dias atuais. No Século XI, aquelas terras foram ocupadas e dominadas por Genghis Khan, anexando o Afeganistão ao Império mongol por mais de 100 anos. Por esta época, estiveram lá os viajantes Marco Polo (1275) e Ibn Bah uta (1335), que inclusive descreveu uma tribo de fronteira "os afegãos" como causadora de grandes baixas em sua  caravana. Foi esta a primeira menção histórica ao gentílico do povo daquele lugar.
No final do Século XIV, aquela região caiu sob o domínio do mongol Tamerlão (Timur-i-lenk) e seus descendentes que ali permaneceram até o Século XVI, quando foram derrotados por outro conquistador mongol, Babur, que iniciou um império na região, com capital na cidade indiana de Agra. Ali permaneceriam por cerca de 300 anos. No Século XVIII, o salteador turco Nadir Quli Beg assumiu o controle da região como rei da Pérsia, Afeganistão e Índia, com o nome de Nadir Shah. Vários Xás se sucederam no  poder, sendo destronados, até que a região caiu sob o domínio britânico, em meados do Século XIX. O Afeganistão representava uma área estratégica vital para quem quisesse dominar a Índia ou estabelecer domínio na Ásia Central. Por conta disso, passou também a interessar à Rússia. Com isto, o Afeganistão passou a ser palco de sucessivas guerras por sua dominação, até que em 1887, em um acordo entre o Reino Unido e a Rússia ficou estabelecido que o Afeganistão seria área de influência britânica, e assim o foi até 1919, quando tornou-se independente. A partir deste momento, o país esteve sucesivamente sob o comando de reis . Em 1979, a então União Soviética invadiu o Afeganistão para apoiar o regime comunista afegão que tinha se instalado no país no ano anterior. Esta dominação soviética durou dez anos, com forte resistência dos rebeldes locais, os mujahedin, que contaram com o apoio do mundo ocidental. O movimento fundamentalista denominado Talibã tomou o país, entre 1996 e 1998.
Após os ataques realizados em 11 de setembro de 2001, uma aliança internacional comandada pelos Estados Unidos invadiu o país, derrotando a República Islâmica lá instalada. Desde dezembro de 2004, Hamid Karzai é o primeiro presidente eleito do Afeganistão.


................................


PAQUISTÃO



 País do Sudoeste Asiático, banhado pelo Oceano Índico, com fronteiras com o Afeganistão, República Popular da China, Índia e Irã. Seu nome apareceu pela primeira vez em 1933, sendo reconhecido como denominativo do país somente a partir de 1947, quando a Inglaterra concedeu a independência à Índia, e no rastro foi criado o Estado do Paquistão. O nome vem de istan ("terra") e pak ("dos puros" - no sentido religioso), sendo que o vocábulo pak provavelmente se originou da junção das primeiras letras de três regiões paquistanesas: Pendjab, Afegania e Kashmir.
A região sempre esteve sob disputa de muçulmanos e hindus, desde o Século VIII, quando o Islã penetrou na Índia, a partir do noroeste. Os mongóis estiveram naquele território por volta do Século XVI, embora a presença muçulmana estivesse consolidada e assim esteve por muito tempo. A partir do Século XIX, a expansão imperialista britânica transformava a região em colônia.
Com o fortalecimento da porção hindu, que ganhou vulto a partir do Congresso Pan-Indiano, fundado em 1825, os muçulmanos foram amadurecendo a idéia de criar também a sua federação. Esta somente se organizou em 1906, com o nome de Liga Muçulmana Pan-Indiana, que visava garantir a autonomia cultural, política e religiosa da comunidade islâmica.
Muhammad Iqbal, presidente da Liga Muçulmana, lançou a idéia da criação de um Estado que abrigasse politicamente os muçulmanos da Índia, de acordo com os ideais políticos e ideólogos de Muhammad Ali Jinnah, considerado o fundador do Paquistão livre. Efetivamente, o país só seria constituído em 14 de agosto de 1947, contra a vontade de líderes indianos como Gandhi e Nehru. As tensões com a Índia permanecem até os dias atuais.
O Paquistão Ocidental foi composto pelas províncias de maioria muçulmana do Beluquistão, Sind, Punjab e a Fronteira Norte Ocidental. A Bengala Oriental formou o Paquistão Oriental, que fez a sua independência em 1971, passando a se chamar Bangladesh. O Paquistão Ocidental era separado geograficamente do Paquistão Oriental por 1.600 km de território indiano. O lado oriental se tornou independente em 1971 e adotou o nome de Bangladesh.
Em 1988, Ishac Khan assumiu a presidência do Paquistão e promoveu sua transição para a democracia. As eleições foram vencidas por Benazir Bhutto, que não controlou o país, pois foi acusada de corrupção e deposta por Khan. Benazir foi reeleita em 1993. Em fins de dezembro de 2007, Benazir Butho foi morta em atentado terrorista. Atualmente, o Paquistão é um país militarizado, possui arsenal nuclear e se vê envolvido em tensões com os Estados Unidos. Atualmente, está na presidência Asif Ali Zardari, com Yousuf Raza Gillani como primeiro-ministro.



.........................



LEIA MAIS


MAPA MUNDI DIGITAL - IBGE



 
Recentemente o IBGE lançou um mapa-mundi digital, com síntese, histórico, indicadores sociais, economia, redes, meio ambiente, entre outras curiosidades, vale a pena conferir! Mais um trabalho de ponta do IBGE. Instrumento de consulta indispensável para leigos e técnicos. Parabéns IBGE.
 
http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php




PDF]

A Ordem Mundial do Século XXI

www.geopolitics.com.br/SI1_Danny_Zahreddine.pdf

   

Geopolítica: Teorias do Heartland e do Rimland - Educação - UOL ...

educacao.uol.com.br/.../geopolitica-teorias-do-heartland-e-do-rimland.ht...

VISITEUN UNITED NATIONS
PIANO SOLO
FOTOS EUROPA 360 3D 


Leia edição digital jornal O POVO http://digital.opovo.com.br/
Visite MAPA MUNDI DIGITAL IBGE
Habitue-se a ler http://www.guiademidia.com.br/jornaisinternacionais.htm

    REFLEXÃO

    Não existe APENAS um só momento, SEMPRE ? A vida não é SEMPRE, esse nomento ? Não importa quanto a sua vida mude. É sempre AGORA.(Eckhart Tolle)





Consulte acervo digital REVISTA VEJA http://veja.abril.com.br/acervodigital/
Universia Brasil
literatura é importante em qualquer fase da vida. Um bom livro pode se tornar o seu melhor amigo e ensinar coisas que você não aprenderia no dia-a-dia. Além disso, o hábito de ler ajuda você a desenvolver a sua imaginação, criatividade e o pensamento ...


Tratado de Petrópolis - Familia Assis Brasil

assisbrasil.org/tratado.html
Em 1898 a Bolívia enviou uma missão de ocupação para o Acre causando, em .... Notexto do Tratado, contudo, foi combinado o lançamento de duas grandes ...

MUNDO RI 

HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
  1. Abertas as matrículas para 58 cursos online grátis MOOCs ...

    noticias.universia.com.br/.../abertas-as-matriculas-58-cursos-online-gratis...

    15/01/2013 - O projeto Miríada X começa com a participação de 18 universidades iberoamericanas, que compartilham 58 cursos MOOC (Massive Open ...
EVOLUÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
CONSULADOS

APRENDENDO A EXPORTAR

AULAS COMERCIO EXTERIOR

  1. USP e Veduca lançam primeiro curso online superior e gratuito do ... 

    ultimosegundo.ig.com.br/.../usp-e-veduca-lancam-primeiro-curso-online...

    11/06/2013 - Autoridades do Ministério da Educação são esperadas em lançamento nesta quarta-feira.


TÉCNICAS DE ESTUDAR

  1. Plataforma Lattes 

    lattes.cnpq.br/

    O registro do seu Currículo Lattes é o primeiro passo para encaminhar sua solicitação ao CNPq. Estudante e Pesquisador, atualize seu Currículo Lattes.

 COMO ORGANIZAR HORÁRIO ESTUDO


REVISÃO GEOGRAFIA

REVISÃO HISTÓRIA

DOWNLOAD ATLAS HISTÓRICO( http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001601.pdf


BIBLIOTECA DIGITAL FUNAG DIPLOMACIA

CONCURSOS PÚBLICOS

A Complete Grammar Of Esperanto - The Edmonton Esperanto ... 

esperanto-edmonton.wdfiles.com/local--files/.../Kellerman%20Kolor.pdf
A COMPLETE GRAMMAR OF ESPERANTO. THE INTERNATIONAL LANGUAGE with graded exercises for reading and translation together with full ...

LINKS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

  1. [PDF]

    APPLE - UMA EMPRESA DE SUCESSO - Isulpar

    www.isulpar.edu.br/publicacoes/anexo/6.../ANDERSON_.pdf

    perfil do cliente, visão estratégia e restrita, sua atuação no mercado mundial e ...resultado financeiro o fruto de consumidores satisfeito e gestão administrativa ... A empresa era conhecida por Apple Computer, Inc.pelos seus primeiros 30.

  1. Adm. Ary Bezerra Leite, o 1º professor de administração do Ceará 

    www.craceara.org.br/.../index.php?...article...ary-bezerra-leite...

    10/09/2013 - FOTO ARY BEZERRA LEITE - EDI 2 387x433. “Fui atraído pelo 1º curso de administração no Brasil. Eu ía fazer direito, e decidi fazer ...

CRIANDO O FUTURO








  • Estratégia do Oceano Azul – O Caso Do Google

    www.arilima.com/a-estrategia-do-oceano-azul-–-o-caso-do-google/

    01/10/2009 - Gestão estratégica e inovação para o desenvolvimento organizacional e do potencial humano.
  • ARQUIVO GENEALÓGICO AALECASTRO