segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

TESE DE DOUTORAMENTO FAZ REFERENCIAS A EDUARDO GADAULT

Na tese de seu Doutoramento em História, apresentada e defendida na UNICAMP,de titulo, "Andaimes, casacas,tijolos e livros: uma associação de Artifices no Recife, 1836-1880",Marcelo Mac Cord faz importantes referencias a EDUARDO GADAULT as páginas 159/160,na medida em que ajudam a melhor compreender as atividades desempenhadas pelo artista em Recife-Pe, conforme transcrito abaixo, a saber:


págs. 159/160


Por fim, nos dias 13 e 14 de dezembro ocorreriam, respectivamente, os exames das
cadeiras de Arquitetura e Desenho141. A primeira disciplina era ensinada pelo sempre
presente Diretor João dos Santos Ferreira Barros142. A outra especialidade contou com os serviços de Bernardino d’Oliveira Coragem, contratado pela associação em julho de 1862143. Não foi possível identificar este indivíduo entre os sócios, mas podemos localizálo como um dos empregados da Repartição de Obras Públicas de Pernambuco. Em 1863,Coragem ocupava o lugar de desenhista144. Sobre o processo de examinação propriamente dito, as atas do Conselho Administrativo determinaram que os avaliadores da prova de Arquitetura seriam o próprio “Diretor Santos Barros, lente Catedrático desta Sociedade, e o nosso irmão 1º Secretário Basílio Barros, no caso de não encontrar-se professor de fora”145.

Na prova de Desenho, os examinadores que deveriam medir os conhecimentos dos alunos seriam “Bernardino e Gadutt”146. É provável que os associados estivessem sereferindo ao professor recém contratado e a EDUARDO GADAULT, que em 1862 era responsável pelas lições de desenho no Colégio de Órfãos 147.
..................................................................................



141
Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife, Biblioteca/Coleções Especiais, Série Liceu de Artes e Ofícios, Livro de Atas do Conselho Administrativo da Sociedade das Artes Mecânicas e Liberais, 1855-1863, fl. 69.

142 Idem, fls. 52v e 54.

143 Idem, fl. 54.

144 Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife, Biblioteca/Coleções Especiais, Almanak
Administrativo, Mercantil e Industrial da Província de Pernambuco, anno XXXIII, Pernambuco, Typographia
M. F. de Faria & Filho, 1863, p. 113.

145 Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife, Biblioteca/Coleções Especiais, Série Liceu de
Artes e Ofícios, Livro de Atas do Conselho Administrativo da Sociedade das Artes Mecânicas e Liberais,
1855-1863, fl. 69.

146 Idem, ibidem.

147
Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (APEJE), Recife, Setor de Folhetos Raros, Folhinha de Almanak ou Diário Ecclesiastico e Civil para as Províncias de Pernambuco, Parahiba, Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas para o anno de 1862, p. 131. Há referências de que Eduardo Gadault era pernambucano e foi se aperfeiçoar em Paris. Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (APEJE), Recife, Hemeroteca, “Folhetim Político”, O Echo Pernambucano, 20/3/1855.
Fonte: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000436695

................................................................................

RESUMO DA TESE:

Resumo: No Brasil, a Constituição de 1824 extinguiu as corporações de ofício. Apesar da determinação legal, muitos costumes corporativos sobreviveram no Recife oitocentista. Valores como trabalho bem feito, honra, treinamento, perícia e inteligência continuaram a ser cultivados pelos mestres de ofício daquela cidade. Para escapar dos estigmas da escravidão e do "defeito mecânico", um grupo de artífices de pele escura criou uma associação que lhes proporcionaria o desejado aperfeiçoamento artístico e socorros mútuos. Além de suprir necessidades cotidianas, a nova entidade também visava o reconhecimento dos talentos e virtudes de seus membros. Adotando um discurso "modernizador", esses artífices especializados conseguiram transformar sua associação em um importante agente político e pedagógico, bem como controlar alguns setores do mercado da construção civil no Recife, garantir importantes conquistas pessoais e ascender socialmente. Dividida em cinco capítulos, esta tese discute o processo de formação dessa entidade e suas transformações internas em diferentes conjunturas políticas e sociais, bem como os desdobramentos que levaram a sua vinculação ao Liceu de Artes e Ofícios na década de 1870

Abstract: In Brazil, the 1824 Constitution extinguished the artisans corporations. Despite the legal determination, many corporative uses survived in Recife during the eighteenth century. Values such as a well done work, honor, training, verification and intelligence continued to fill the imagination of the masters of arts of that city. In order to separate themselves from slavery and from the "mechanical defect", a group of black skin artisans created an association to help them to improve their art and mutual help. Besides covering daily needs, the new entity also wanted recognition for their talent and virtues. Adopting a "modernizing" speech, those specialized artisans transformed their association into an important political and pedagogical agent, get control over sectors of bilding market in Recife, important personal conquests and social mobility

Data da defesa: 27-02-2009
Código: 000436695
Informações adicionais:

Idioma: Português
Data de Publicação: 2009
Local de Publicação: Campinas, SP
Orientador: Silvia Hunold Lara
Instituição: Universidade Estadual de Campinas . Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Nível: Tese (doutorado)
UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em História

Dono: pai_e_gi
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Mac Cord, Marcelo_D.pdf
Tamanho: 2823 Kb (2890786 bytes)
Tempo estimado para download: 2 minuto(s) (Velocidade de conexao de 56 kb/s)
Criado: 24-04-2009 12:31
Visitas: 50
Downloads: 13

[Visualizar/Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autor

RECORDANDO

Destaco parte da matéria publicada em 11 de maio de 1857, assinada por Antonio Pedro de Figueiredo (Abdala-el-Kratif) com o titulo "GABINETE DE PINTURA DOS SRS. ARSÊNIO E GADAULT" e inserida as páginas 474 a 482, do livro do grande historiador pernambucano José Antonio Gonsalves de Mello, "Diário de Pernambuco - Economia e Sociedade no Segundo Reinado", Editora Universitária UFPE,1996, Recife-Pe, a saber:
...................................................................................

Em 1850 e em 1853, partiram daqui(Recife-Pe) para a Europa, dois mancebos dotados de talento e que cedo haviam sentido vivamente o desejo de cultivar a arte da pintura.

Eram os senhores ARSÊNIO FORTUNATO DA SILVA e EDUARDO GADAULT, ambos naturais desta cidade. O primeiro, que então contava 19 anos de idade, se dirigiu para a Itália, com o designio de se inspirar nas obras primas imortais de Rafael, Miguel Angelo e Leonardo da Vinci; o segundo, filho de pais franceses, partiu para a França para estudar a arte de Nicolau Poussin, que hoje tem por intérpretes fieis Horácio Vernet e Ingres.

O Sr. Arsênio chegou a Gênova, demorou-se alguns meses e, depois partiu para Roma. Ai sob os auspícios do célebre diretor da Academia de S. Lucaas, o cavaaleiro Tomásio Mindardi, estudou todo o tempo que demorou na cidade eterna. Depois foi visitar outros países da Itália, paraa onde atraia a sua vocação artística,e viu todos os monumentos de arte que Milão , Florença, Pisa e Turim oferecem à contemplação do estrangeiro.

Em todos os seus trabalhos sempre seguiu as regras prescritas pela escola de Rafael d'Urbino; todavia fez muitos outros estudos sobre modelos da escola flamenga, como o célebre retrato de Van Dyck pintado por ele mesmo, alguns quadros de Teniers e Galott.

A morte prematura do pai do novo jovem pintor, obrigou-o a voltar para a pátria. Chegando aqui o Sr. Arsênio não abandonou a arte que,por decidida vocação, tinha adotado.

Entre os seus diversos e numerosos trabalhos, conta-se o retrato de Van Dick, alguns estudos de paisagens de Mutinel, cópia de alguns quadros flamengos de Galoe Teniers, uma madona de Sassoferrato, alguns estudos de costumes naturais italianos, uma composição original do anjo da guarda, um estudo da ascenção de P. Perugino, pinturas de vidros, etc. etc.

Tendo recebido da Assembléia Provincial uma pensão para ir acabar os seus estudos, todavia ainda não partiu para a Europa, em razão de se achar ocupado com alguns trabalhos de grande importancia, trabalhos que lhe devem garantir um futuro brilhante(1).

O Sr. GADAULT estudou em Paris na oficina de Léon Coignet por espaaço de quatro anos. Possui no seu gabinete algumas cópias de trabalhos feitos no Museu do Louvre.

Tem a morte de São Bruno, um trabalho muito satisfatório, a aparição de Cristo a Madalena, copiada de Le Sueur, a assunção da Virgem de Poussin, algumas paisagens de Watelet.

Depois de cinco anos de estudos em Paris, nessa escola que contou David como um dos seus mais dedicados intérpretes, voltou para Pernambuco.(2)

Tendo-se associado com o Sr. Arsênio, os dois jovens pintores pernambucanos cultivam a pintura, este ramo da arte, com grande dedicação. Ambos, dotados com o fogo sagrado do talento, são dois germes fecundos qaue deixarão um traço luminoso na história da arte brasileira. Antonio Pedro de Figueiredo (Abdala-el-Kratif).

...........................................................................................

(1)Arsênio Fortunato da Silva (não Cintra da Silva, como às vezes aparece), viveu de 1833 a 1883, faleceu no Rio de Janeiro, para onde se transferiu em 1861.Seu pai, do mesmo nome, faleceu em 7 de janeiro de 1850.

(2)Sobre EDUARDO GADAULT ver de BIAANOR GADAULT FONSECA DE MEDEIROS o artigo "Nossos Quadros e Nossos Pintores", Arquivos da Prefeitura do Recife números 7 a 20 (Recife 1951) pp. 337-339. Ai está dito que o quadro a Morte de São Bruno foi pelo pintor oferecido à Capela Imperial no Rio de Janeiro. Bom retratista.
LEIA TAMBÉM...

PDF]

A Ordem Mundial do Século XXI

www.geopolitics.com.br/SI1_Danny_Zahreddine.pdf

   

Geopolítica: Teorias do Heartland e do Rimland - Educação - UOL ...

educacao.uol.com.br/.../geopolitica-teorias-do-heartland-e-do-rimland.ht...

VISITEUN UNITED NATIONS
PIANO SOLO
FOTOS EUROPA 360 3D 


Leia edição digital jornal O POVO http://digital.opovo.com.br/
Visite MAPA MUNDI DIGITAL IBGE
Habitue-se a ler http://www.guiademidia.com.br/jornaisinternacionais.htm

    REFLEXÃO

    Não existe APENAS um só momento, SEMPRE ? A vida não é SEMPRE, esse nomento ? Não importa quanto a sua vida mude. É sempre AGORA.(Eckhart Tolle)





Consulte acervo digital REVISTA VEJA http://veja.abril.com.br/acervodigital/
Universia Brasil
literatura é importante em qualquer fase da vida. Um bom livro pode se tornar o seu melhor amigo e ensinar coisas que você não aprenderia no dia-a-dia. Além disso, o hábito de ler ajuda você a desenvolver a sua imaginação, criatividade e o pensamento ...

Tratado de Petrópolis - Familia Assis Brasil

assisbrasil.org/tratado.html
Em 1898 a Bolívia enviou uma missão de ocupação para o Acre causando, em .... Notexto do Tratado, contudo, foi combinado o lançamento de duas grandes ...

MUNDO RI 

HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
  1. Abertas as matrículas para 58 cursos online grátis MOOCs ...

    noticias.universia.com.br/.../abertas-as-matriculas-58-cursos-online-gratis...

    15/01/2013 - O projeto Miríada X começa com a participação de 18 universidades iberoamericanas, que compartilham 58 cursos MOOC (Massive Open ...
EVOLUÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
CONSULADOS

APRENDENDO A EXPORTAR

AULAS COMERCIO EXTERIOR

  1. USP e Veduca lançam primeiro curso online superior e gratuito do ... 

    ultimosegundo.ig.com.br/.../usp-e-veduca-lancam-primeiro-curso-online...

    11/06/2013 - Autoridades do Ministério da Educação são esperadas em lançamento nesta quarta-feira.


TÉCNICAS DE ESTUDAR

  1. Plataforma Lattes 

    lattes.cnpq.br/

    O registro do seu Currículo Lattes é o primeiro passo para encaminhar sua solicitação ao CNPq. Estudante e Pesquisador, atualize seu Currículo Lattes.

 COMO ORGANIZAR HORÁRIO ESTUDO


REVISÃO GEOGRAFIA

REVISÃO HISTÓRIA

DOWNLOAD ATLAS HISTÓRICO( http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001601.pdf


BIBLIOTECA DIGITAL FUNAG DIPLOMACIA

CONCURSOS PÚBLICOS

A Complete Grammar Of Esperanto - The Edmonton Esperanto ... 

esperanto-edmonton.wdfiles.com/local--files/.../Kellerman%20Kolor.pdf
A COMPLETE GRAMMAR OF ESPERANTO. THE INTERNATIONAL LANGUAGE with graded exercises for reading and translation together with full ...

LINKS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

VISITE
PIANO SOLO
Consulte acervo digital REVISTA VEJA http://veja.abril.com.br/acervodigital/

Universia Brasil
literatura é importante em qualquer fase da vida. Um bom livro pode se tornar o seu melhor amigo e ensinar coisas que você não aprenderia no dia-a-dia. Além disso, o hábito de ler ajuda você a desenvolver a sua imaginação, criatividade e o pensamento ...
LEIA

    Resultados da pesquisa

    1. [PDF]

      você faz a nossa revista o halley na fantasia das criancas quem e 

      biblioteca.ibge.gov.br/.../279/nova_imagem_1986_n3_mar_abr.pdf
      ção permanente da Assessoria de lmpren~a do IBGE nas páginas de NOVA IMAGEM...... O Delegado David Wu Tai (no centro da foto) e uma parte da equipe. .... ce até aquela velha e mágica lâmpada ..... Antônio Augusto Leite de Castro,·.

Consulte acervo digital REVISTA VEJA http://veja.abril.com.br/acervodigital/

LEIA


Segue uma listagem (reduzida) de nomes de familias judias e cripto-judias retirada doDicionário Sefaradi de Sobrenomes:
A

Abreu Abrunhosa Affonseca Affonso Aguiar Ayres Alam Alberto Albuquerque Alfaro Almeida Alonso Alvade Alvarado Alvarenga Álvares/Alvarez Alvelos Alveres Alves Alvim Alvorada Alvres Amado Amaral Andrada Andrade Anta Antonio Antunes Araujo Arrabaca Arroyo Arroja Aspalhão Assumção Athayde Avila Avis Azeda Azeitado Azeredo Azevedo
B
Bacelar Balao Balboa Balieyro Baltiero Bandes Baptista Barata Barbalha Barboza /Barbosa Bareda Barrajas Barreira Baretta Baretto Barros Bastos Bautista Beirao Belinque Belmonte Bello Bentes Bernal Bernardes Bezzera Bicudo Bispo Bivar Boccoro Boned Bonsucesso Borges Borralho Botelho Braganca Brandao Bravo Brites Brito Brum Bueno Bulhao
C
Cabaco Cabral Cabreira Caceres Caetano Calassa Caldas Caldeira Caldeyrao Callado Camacho Camara Camejo Caminha Campo Campos Candeas Capote Carceres Cardozo/Cardoso Carlos Carneiro Carranca Carnide Carreira Carrilho Carrollo Carvalho Casado Casqueiro Casseres Castenheda Castanho Castelo Castelo branco Castelhano Castilho Castro Cazado Cazales Ceya Cespedes Chacla Chacon Chaves Chito Cid Cobilhos Coche Coelho Collaco Contreiras Cordeiro Corgenaga Coronel Correa Cortez Corujo Costa Coutinho Couto Covilha Crasto Cruz Cunha
D
Damas Daniel Datto Delgado Devet Diamante Dias Diniz Dionisio Dique Doria Dorta Dourado Drago Duarte Duraes
E
Eliate Escobar Espadilha Espinhosa Espinoza Esteves Évora
F
Faisca Falcao Faria Farinha Faro Farto Fatexa Febos Feijao Feijo Fernandes Ferrao Ferraz Ferreira Ferro Fialho Fidalgo Figueira Figueiredo Figueiro Figueiroa Flores Fogaca Fonseca Fontes Forro Fraga Fragozo Franca Frances Francisco Franco Freire Freitas Froes/Frois Furtado
G
Gabriel Gago Galante Galego Galeno Gallo Galvao Gama Gamboa Gancoso Ganso Garcia Gasto Gavilao Gil Godinho Godins Goes Gomes Goncalves Gouvea Gracia Gradis Gramacho Guadalupe Guedes Gueybara Gueiros Guerra Guerreiro Gusmao Guterres
H/I
Henriques Homem Idanha Iscol Isidro Jordao Jorge Jubim Juliao
L
Lafaia Lago Laguna Lamy Lara Lassa Leal Leao Ledesma Leitao Leite Lemos Lima Liz Lobo Lopes Loucao Loureiro Lourenco Louzada Lucena Luiz Luna Luzarte
M
Macedo Machado Machuca Madeira Madureira Magalhaes Maia Maioral Maj Maldonado Malheiro Manem Manganes Manhanas Manoel Manzona Marcal Marques Martins Mascarenhas Mattos Matoso Medalha Medeiros Medina Melao Mello Mendanha Mendes Mendonca Menezes Mesquita Mezas Milao Miles Miranda Moeda Mogadouro Mogo Molina Monforte Monguinho Moniz Monsanto Montearroyo Monteiro Montes Montezinhos Moraes Morales Morao Morato Moreas Moreira Moreno Motta Moura Mouzinho Munhoz
N
Nabo Nagera Navarro Negrão Neves Nicolao Nobre Nogueira Noronha Novaes Nunes
O
Oliva Olivares Oliveira Oróbio
P
Pacham/Pachão/Paixao Pacheco Paes Paiva Palancho Palhano Pantoja Pardo Paredes Parra Páscoa Passos Paz Pedrozo Pegado Peinado Penalvo Penha Penso Penteado Peralta Perdigão Pereira Peres Pessoa Pestana Picanço Pilar Pimentel Pina Pineda Pinhão Pinheiro Pinto Pires Pisco Pissarro Piteyra Pizarro Pombeiro Ponte Porto Pouzado Prado Preto Proenca
Q
Quadros Quaresma Queiroz Quental
R
Rabelo Rabocha Raphael Ramalho Ramires Ramos Rangel Raposo Rasquete Rebello Rego Reis Rezende Ribeiro Rios Robles Rocha Rodriguez Roldão Romão Romeiro Rosário Rosa Rosas Rozado Ruivo Ruiz
S
Sa Salvador Samora Sampaio Samuda Sanches Sandoval Santarem Santiago Santos Saraiva Sarilho Saro Sarzedas Seixas Sena Semedo Sequeira Seralvo Serpa Serqueira Serra Serrano Serrao Serveira Silva Silveira Simao Simoes Soares Siqueira Sodenha Sodre Soeyro Sueyro Soeiro Sola Solis Sondo Soutto Souza
T/U 
Tagarro Tareu Tavares Taveira Teixeira Telles Thomas Toloza Torres Torrones Tota Tourinho Tovar Trigillos Trigueiros Tridade Uchôa
V/X/Z
Valladolid Vale Valle Valenca Valente Vareda Vargas Vasconcellos Vasques Vaz Veiga Veyga Velasco Velez Vellez Velho Veloso Vergueiro Viana Vicente Viegas Vieyra Viera Vigo Vilhalva Vilhegas Vilhena Villa Villalao Villa-Lobos Villanova Villar Villa Real Villella Vilela Vizeu Xavier Ximinez Zuriaga
LEIA MAIS http://ruadajudiaria.com/?s=lista+de+nomes+marranos
+ ...........................................









Outros Sites